Esperança e Energia Limpa

Torre solar com duas vezes a altura do Empire State é capaz de gerar energia limpa massiva

Um projeto ambicioso de geração de energia solar em grande escala está prestes a iniciar-se no deserto do Arizona-EUA.

A EnviroMission está passando por uma aquisição de terras para a construção da primeira torre solar que terá uma escala astronômica, literalmente uma “GRANDE” escala. Trata-se de uma torre de 800 metros de altura que será capaz de gerar 200 megawatts de energia e que se tornará instantaneamente após a sua construção, a segunda mais alta estrutura do mundo, depois do colossal Burj Dubai, em Dubai.

Para se ter uma ideia, ela terá o dobro de altura do famoso edifício Empire State em Nova York, e terá em torno de 130 metros de diâmetro no topo.

Os 200 megawatts de capacidade de geração é energia suficiente para abastecer aproximadamente 150 mil lares nos EUA. E uma vez construída, é possível ter uma produção de energia limpa e renovável com praticamente nenhuma necessidade de manutenção nos próximos 80 anos.

A torre solar EnviroMission é uma ideia simples com proporções gigantescas, que funciona da seguinte forma: os raios de sol atingem uma grande estufa coberta localizada na base da torre, e a aquece. O ar quente tende a subir, e procura por um ponto de escape, e o único ponto é a através da torre, que tem em sua base, instaladas um monte de turbinas que são capazes de gerar eletricidade.

O sistema parece não ser eficaz, mas quando você o transfere para uma área quente do deserto e multiplica sua escala, tudo dá certo.

Durante o dia, a temperatura no deserto fica em torno de 40º Celsius, e quando adicionada ao efeito estufa, resulta em uma temperatura em torno de 80-90ºC dentro do coletor. Expandindo a escala da estufa em diversas centenas de metros de raio ao redor da torre, é possível gerar um volume substancial de ar quente.

Quanto mais alta a torre se levanta no ar em centenas de metros, mais a temperatura cai, já que a cada cem metros acima da superfície, a temperatura ambiente cai cerca de 1 grau Celsius. E, quanto maior for o diferencial de temperatura, mais difícil fica para a torre sugar o ar quente para cima, e por consequência mais energia é gerada.

As vantagens deste tipo de geração de energia são:

– Trabalha com diferencial de temperatura, e não com temperatura absoluta, trabalhando em qualquer tempo.

– O calor é tamanho durante o dia que aquece o sistema com temperaturas suficientes para a continuidade de trabalho durante a noite.

– O sistema necessita de grandes extensões de terra quente e seca para obter melhores resultados, e para resolver isto é só construí-lo em terra inúteis do deserto.

– O sistema provavelmente não exigirá manutenção, se houver talvez alguma manutenção será nas turbinas de tempos em tempos, e só, a torre simplesmente funciona e dura o tempo que a estrutura permanecer em pé.

– Para funcionar, o sistema necessita apenas de ar e luz solar.

– Não emite poluição, a única emissão é o ar quente que sai no topo da torre.

Estima-se que a torre custará em torno de 750 milhões de dólares americanos para ser construída. E a solução para este custo existe, já que foi feito um acordo com o poder público da Califórnia para o fornecimento de energia para eles por 30 anos. Análises financeiras apontam que a torre irá se pagar em apenas 11 anos, previsão extremamente positiva para uma estrutura que pode ter vida útil de 80 anos ou mais.

Considerando uma cidade semelhante à Los Angeles, que exige uma potência total de 7.200 megawatts, seria necessária para a substituição total do sistema de abastecimento atual a construção de uma dúzia de torres solares semelhantes ao do Projeto Arizona.

No vídeo abaixo o CEO da EnviroMission, Roger Davey, explica a tecnologia da torre solar Arizona :

Anúncios

Sobre Adriano_save

Adriano Allves, estudande de Publicidade e Propaganda, Cinegrafista, BrizadO

Publicado em 29/08/2011, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: