Jundiaiense cria fogão à lenha que emite menos fumaça

NOVO HOST: https://sites.google.com/site/cantellifogaoalenha/

“Quando usamos a lenha para cozinhar, o que queremos é o calor, a energia, e não a fumaça e nem a fuligem. Então um fogão a lenha moderno deve orientar-se a isto, extrair o calor para o usuário sem os inconvenientes da exposição à fumaça e à fuligem.”

 

A motivação para a construção desse fogão foi gastronômica, como deve ser toda motivação para fazer um fogão a lenha. O local escolhido foi dentro de casa, na cozinha caipira: portanto não poderia fazer fumaça.

Então começou uma busca sobre como fazer um fogão a lenha sem fumaça. Achei dois artigos muito bons, da querida Unicamp e da Universidade de Viçosa

Descobri que muito se tem pesquisado sobre fumaça, pois a OITAVAcausa mortis de pessoas que vivem em áreas rurais no mundo é a inalação dia após dia, de fumaça de lenha usada para cozinhar. VideFumaça: o assasino da cozinha humo el asasino en la cocina.

Adaptei os dois projetos acima, para que o forno não ficasse acima do fogão. Não queria um forno no alto, pois isso iria ocupar muito do limitado espaço da cozinha. A solução foi colocar o forno abaixo da fornalha, deixando o fogão apenas com a dimensão da chapa de ferro fundido somada à dimensão da mesa de lenha.

Para ter o forno nessa posição, abaixo da chapa, o calor e fumaça deveriam ser gerados na fornalha e circular em toda volta do forno de ferro fundido, até encontrar a saída para a chaminé.

O ar quente teria que descer, o que é uma coisa que ar quente não gosta muito de fazer! Porém o ar quente desce e segue qualquer direção SE houver uma pressão na entrada do duto, OU uma DEPRESSÃO na saída no duto.

Este foi o princípio usado: A depressão causada pelo ar quente subindo pela chaminé puxa o ar quente da fornalha, através das passagens das laterais externas do forno.

Mas como conseguir algum ar quente na entrada da chaminé? Aquecendo o ar na entrada da chaminé por CONDUÇÃO: Uma chapa de 2 mm separa a fornalha – onde existe o calor inicial – da entrada da chaminé. Esta é a chapa de ignição.

Dessa forma, assim que se acende a fornalha, o calor passa pela chapa por condução. O ar agora aquecido debaixo da chapa acha seu caminho pela chaminé, pois sua entrada fica do lado de baixo da chapa.

Uma vez que o ar suba por convecção, ele cria a depressão necessária no restante do duto criado pelas laterais do forno, para que o ar e fumaça vindos da fornalha circulem ao redor do forno.

Uma vez que todas as partes – inclusive forno – estão aquecidas este processo é eficiente ao ponto de ao se deixar a tampa da chapa de cozimento aberta, a fumaça e vapor são sugados pelo buraco da chapa de ferro fundido.

Também foram feitas algumas modificações para aumento de eficiência com os seguintes objetivos:

1- tirar o máximo calor da lenha, 2- consumir o mínimo de lenha possível, e 3- queimar todos os gases ao máximo.

Para tanto, foi concentrada a passagem de calor e chamas apenas onde existe contato com a chapa de cozimento (de ferro fundido) e ainda com o ressalto da chapa de ignição. Esse ressalto gera um turbilhonamento que faz os gases queimarem ao máximo, assim como os resíduos.

Como resultado sobra pouca cinza, resultado da queima completa.

A concentração de calor e duração da lenha são melhoradas colocando-se uma chapa de ferro fundido de 5 mm de lado na fornalha. Uma vez aquecida essa chapa fica rubra e garante uma queima uniforme da madeira, criando inércia térmica e evitando flutuações de temperatura por exemplo ao abrir a portinhola de lenha.

Por último para controle da queima são usados três métodos:

1- Portinhola de entrada, acionada por alavanca, serve para alimentar a lenha. Deve ficar fechada durante o funcionamento, pois a entrada de ar frio ocorre pela portinhola abaixo, do cinzeiro.

2- Portinhola de acesso ao cinzeiro, que serve de entrada de ar. O ar frio entra por aí, passa pela grelha do fundo da fornalha e leva ao fumaça e gases para a passagem acima do forno.

3- Chapa de controle de chaminé serve para diminuir o consumo de lenha, devido ao controle da velocidade de subida da fumaça.

Importante, a chaminé tem um tubo de chapa no final. Esse tubo de chapa ajuda na convecção e evita refluxo quando há rajadas de vento. Quando aquecido, esse tubo dá velocidade à fumaça, melhorando a convecção e evitando o refluxo.

Também é importante acender o fogão uma vez por semana. Mesmo sendo de ferro fundido, a umidade sempre causa alguma corrosão, principalmente na chapa de ignição. Por menor que seja o tempo aceso, uma vez por semana ajuda a prolongar a vida do fogão.

 

fogao2

Se tiver interesse, quiser mais detalhes escreva para Carlos Cantelli

Fonte Carlos Cantelli

“O projeto do jundiaiense Carlos Cantelli fluiu tanto que o mesmo foi até a Africa fazer demonstração e apresentar seu fogão à lenha que emite menos fumaça. O projeto se desenvolveu e recentemente Carlos foi para Cantão (China) em uma feira fazer novamente o projeto de seu fogão.”

 

Save the animals, include you homenageia seu excelente trabalho! Parabéns.

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 06/10/2011, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 17 Comentários.

  1. gostei da ideia, gostaria de saber mais detalhes deste fogão para não sair fumaça.

  2. Hercilio Tercio

    Caro Sr°! Estou com vontade de fazer um fogão baseado em seu projeto, no entanto preciso de algumas “dicas”, sendo que a primeira seria em relação a mais ou menos a quantidade de tijolos usada no projeto, segundo é em relação ao chaminé se pode da saída dele ser direcionado para traz uns 40cm e depois subir, Certo de sua compreensão agradeço antecipadamente.
    Forte Abraço!
    Tércio!

    • marco antonio de souza

      meu jovem gostaria de saber se há uma possibilidade de me informar o material uzado para construir essse forno

  3. Marilda Oliveira

    Carlos, farei fogão baseado no seu projeto. Quero saber se fará para mim. em Bebedouro Est.SP, ou se pode indicar alguem de confiança que o faça.

    • Ademir steffen

      boa noite Carlos. o fogo inicial mesmo com esta chapa de ignição já percebi que ainda volta fumaça no inicio pela porta do mesmo. não seria melhor fazer o fogo inicial no cinzeiro??? ou fazer uma abertura na saída da chaminé para colocar o fogo e sugar a fumaça da camará de fogo?????? o fogão que vi não tinha o cinzeiro. a preocupação neste tipo de fogão e ao iniciar que da trabalho. vou fazer um fogão parecido com este porem vou pesquisar mais sobre esta parte inicial

  4. julio vieira de souza

    adorei a ideia gostaria de receber todos os detalhes do projeto para eu construir um em minha casa . obrigada julio

  5. Maria,F.Silva

    Caro Catelli, gostei muito deste seu projeto fogão a lenha menos fumaça, e gostaria de saber se vc pode me mandar relação de material para que possa desenvolver este projeto em uma casa de recuperação (sem fins lucrativo) para ajudá-los na manutenção e diminuição de custos para esta casa. Esta casa chama Monte Sião – Pr. Arnaldino imediações da Cidade de São Sebastião no DF.

  6. Teresinha Venturini

    Cateli
    Muito bom pratico e bonito o seu fogão a lenha, estamos querendo construir um forno com fogão em casa, voce cobra pela planta fico grata se puder me informar, gostaria de saber se existe a possibilidade de construir a fornalha em baixo do forno independente do fogão mas usar a mesma chamine, porque o forno pretendo usar com mais frequencia e o fogão raramente, existe forno de ferro fundido com fornalha e cinzeiro uma peça unica para embutir mas é caro penso em fazer de alvernaria a fornalha do forno em baixo do delel, não sei se eu pude explicarm mas se vc puder me dar uma dica ficarei grata, alias todos aki em casa,
    abraço amigo e parabens!

  7. Senhor Carlos, gostei muito do seu projeto. Sempre tive vontade de ter um fogão a lenha e esse seu modelo é muito interessante, porém como não sou da área da construção civil, não entendi muito bem esse projeto que postou. Tem como VC me enviar um projeto mais detalhado ou um vídeo do passo a passo? Obrigada

  8. Carlos Hugo

    Carlos o seu projeto esta muito interessante, gostaria muito de fazer um forno desses na mia casa, porem o que vc postou não foi muito claro para mi; vc tem algum vídeo ou projeto mais detalhado para me enviar ; Meu nome também e Carlos sou uruguayo, moro no rio de janeiro e desde já te agradesco. gracias.

  9. marco antonio de souza

    qual o material para faze-lo me dê a lista fazendo o favor

  10. carlos dias

    boa noite gostaria de mas detalhes na construção de um fogão sem fumaça, pois moro em um sitio e a relação de material
    moro em presidente figueiredo Amazonas

  11. CAROS

    PARA QUESTOES SOBRE O FOGÃO, POR FAVOR USEM O EMAIL CECANTELLI@GMAIL.COM

  12. Paulo Teixeira de Souza

    Ola Carlos e todos leitores, entre tantos modelos de fogões a lenha eu tambem gostei do seu modelo mas tenho uma solução para o problema da ignição que volta fumaça ao acender o fogo. Pretendo por no meu fogao um registro no lugar da chapa dobrada pq assim se abre o registro ao acender o fogo e a fumaça entrara direto na chaminé sem contornar o forno e quando aquecer fecha o registro que a fumaça vai contornar o forno e tambem terei como controlar a temperatura do forno com esse registro e tambem a opção de nao aquecer tanto o forno no dia em que nao for usá-lo prolongando a vida útil do mesmo. Vou por serpentina com cano de cobre de 3/4. Espero ter ajudado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: