Selo certifica restaurantes sustentáveis

Escolher o restaurante levando em conta atitudes sustentáveis ainda é novidade no Brasil. Mas já começa a dar os primeiros passos. Um exemplo é o uso de um selo, que mostra que o estabelecimento se preocupa com o meio ambiente. Desenvolvido pela consultoria Oficina Ambiental, o selo Restaurante Sustentável atesta o comprometimento de bares e restaurantes de São Paulo comprometidos com ações sustentáveis que vão desde o uso de alimentos orgânicos no cardápio até a preocupação da empresa com o bem-estar dos funcionários.

A bióloga Carolina Leite de Moraes Japiassu é uma das responsáveis pela ideia. “Eu tenho uma amiga que escreve em um site sobre gastronomia. Durante uma conversa falamos sobre sustentabilidade em restaurantes e daí surgiu a ideia do selo, que aliás já existe nos Estados Unidos e Inglaterra.” Buscando informações específicas, ela e a amiga desenvolveram o projeto e foram a campo. “Apresentamos a ideia a alguns restaurantes em julho deste ano e hoje já contamos com sete clientes. Além deles, estamos negociando com mais dez.” Apesar de estar no início, o projeto tende a crescer rapidamente. “É um projeto inovador e pretendemos investi-lo em outras regiões, como Jundiaí e Campinas.”

Como funciona – A Oficina Ambiental trabalha em parceria com o Chez Croque Gastronomia (site de seleção de bons restaurantes), divulgando e incentivando a sustentabilidade na gastronomia através da comercialização do selo. O processo de certificação é feito através de uma lista com mais de 50 ações sustentáveis que podem ser aplicadas nos bares e restaurante. “Os estabelecimentos que aderirem a, pelo menos, três delas recebem o selo”, explica Carolina. As atitudes listadas são divididas em sete grupos: fornecedores, funcionários, menu, energia, água, material e resíduos e desperdício.

Entre as ações sugeridas pela consultoria aos estabelecimentos está evitar o uso de peixes ameaçados de extinção no cardápio, reciclar o lixo seco e separar os resíduos orgânicos para compostagem, instalar sensores de movimento no local para automatizar a iluminação, servir aos clientes água filtrada na jarra para evitar as garrafas plásticas, utilizar materiais de limpeza biodegradáveis na higienização do local, criar uma área de descanso para os funcionários da empresa e dar aos clientes a opção de pedir porções menores por preços mais baixos. “O desperdício de alimentos é uma questão que precisa ser levada em conta. E oferecer pratos com quantidades menores de alimentos ajuda neste sentido.”
Ações progressivas – Após receber a certificação, o selo tem validade de um ano e, para renová-lo, a empresa precisa adotar três novas ações da lista. “Para ajudar neste sentido, oferecemos serviços de consultoria durante os 12 meses vigentes da certificação.”

Para a bióloga, mais do que mostrar ao cliente a consciência ambiental, o selo mostra o comprometimento dos bares e restaurantes com o planeta. “O selo certifica não apenas ações ambientais, mas sociais e econômicas. Ou seja, ao adotar parte das iniciativas propostas, o estabelecimento reduz custos, como desperdício de água, energia e alimentos, e mostra o comprometimento social através da escolha por produtos de pequenos produtores e também na qualidade de vida dos funcionários.” Mais informações sobre o Selo Restaurante Sustentável podem ser obtidas no site www.oficinambiental.com.br.

Via Jornal de Jundiaí

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 11/10/2011, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: