Iglus com vista para a Aurora Boreal

Observar estrelas. Nessa prática, com algum distanciamento dos grandes centros urbanos, já é possível ver a forma de constelações e até presenciar estrelas cadentes. Mas imagine levar a sério esse hábito e viajar até a Finlândia para buscar os céus mais límpidos com direito a manifestações da Aurora Boreal? Lá no gelado país, os turistas “estelares” têm um lugar certo para presenciar o fenômeno das luzes do Norte: a vila de iglus do hotel Kakslaunttanem.


Os vinte iglus são cobertos por uma clarabóia de vidro térmico no formato geodésico, que além de manter a temperatura agradável com uma baixa demanda energética, possibilita uma ampla vista do céu nórdico. O hotel está situado em uma área selvagem repleta com vegetação de Taiga – comum em áreas nevadas –  perto do parque nacional Urho Kekkonen.  A proximidade da região com o círculo polar Ártico e a distância de iluminação artificial faz do Hotel Kakslauttanen um excelente ponto de observação de estrelas e fenômenos atmosféricos.

O evento mais importante para o turismo local é a Aurora Boreal. Considerada uma das sete maravilhas naturais do mundo,  resulta da colisão de partículas gasosas presentes na atmosfera da Terra com fótons carregados, emitidos pelo Sol. O fenômeno gera cores incríveis, especialmente em tons de verde, graças à reação elétrica que acontece entre esses gases característicos.

O hotel não garante aos viajantes a visão do fenômeno, mesmo dentro do período de maior incidência, que vai de Agosto a Abril. Mas a equipe fica em constante acompanhamento das condições climáticas, avisando com um sino quando o fenômeno está acontecendo. A incidência da Aurora Boreal dura pouco, variando de alguns segundos até quase dois minutos. A estrutura do hotel possui a maior sauna a vapor do mundo! Certamente para compensar o frio externo aos confortáveis  iglus aquecidos, que atinge médias de 30º C negativos.  Vale a pena encarar?

O fenômeno luminoso da Aurora Boreal registrada na
Finlândia
Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 14/10/2011, em Design, Meio Ambiente e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: