A norma de responsabilidade social ISO 26000 é lançada no Brasil

iso.jpg

A primeira norma internacional de responsabilidade social, ISO 26000, foi lançada no Brasil na manhã de quarta-feira, 8 de dezembro. A norma, que foi aprovada em setembro de 2010, teve cerimônia promovida pela Petrobras e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). A partir de 2011, haverá um ciclo de seminários sobre a norma em todas as regiões do país.

A ISO 26000 irá prover diretrizes globais sobre responsabilidade social com base em um consenso internacional entre especialistas de mais de 160 países, dos quais 112 estão em desenvolvimento. A norma levou cinco anos para ficar pronta e envolveu diversos stakeholders (líderes setoriais) entre segmentos industriais, consumidores, governos, ONGs.

O Brasil teve papel fundamental na construção da norma tendo o brasileiro Jorge Cajazeira como líder do Grupo de Trabalho e Responsabilidade Social da ISO. O engenheiro demonstrou-se satisfeito com resultado obtido e disse, na cerimônia de lançamento, ser o “um dia muito importante” na vida dele.

A versão final da ISO 26000 foi lançada em novembro, em Genebra, e foi traduzida para o idioma português pela ABNT com o apoio da delegação brasileira. A norma pretende incentivar a implementação das melhores práticas de responsabilidade social em todo o mundo a partir de exemplos desenvolvidos pelas iniciativas existentes nos setores público e privado.

Ao todo, a norma contempla sete temas:

• Direitos humanos;
• Práticas de trabalho;
• Meio ambiente;
• Governança organizacional;
• Práticas leais de operação;
• Relacionamento com consumidores;
• Envolvimento comunitário;
• Desenvolvimento.

A norma também tem um capítulo específico de orientação sobre como integrar responsabilidade social na organização. A expectativa é de que a norma se torne um novo paradigma de atuação em responsabilidade social para todas as organizações. A ISO 26000 não é certificadora, tendo um caráter voluntário e orientador.

As próximas palestras no Brasil serão no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Manaus e Porto Alegre com datas a serem definidas. O documento da norma será comercializado no Brasil ao valor de R$ 180,60 e distribuída gratuitamente nos seminários.

Com informações da RedeNotícia

Acesse o canal da ISO 26000

Ecodesenvolvimento

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 06/11/2011, em Meio Ambiente, Política, Ser Mais Humano e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: