A Eco-City de Tianjin

A Eco-City de Tianjin é um empreendimento de 30km² destinado a ser mostruário das mais novas tecnologias e a servir de modelo para o futuro desenvolvimento das cidades chinesas. Mais um exemplo de como a China tem procurado se destacar em arquitetura, urbanismo e planejamento.

O projeto, de autoria do Grupo de Planejamento Urbano Surbana, está sendo construído a apenas 10 minutos da área de desenvolvimento econômico da cidade de Tianjin, estabelecendo uma comutação que beneficiará o sistema ferroviário da cidade.

Esta “nova cidade” espera comportar cerca de 350.000 habitantes, que terão várias opções de localização com vistas panorâmicas: a Solarscape o panorama geral, com o céu descortinado (das torres administrativas que marcam a região norte), a Earthscape, uma vista marcada pela arborização circundante, a Urbanscape, o centro mais densamente ocupado, e a Lifescape, região de lazer e centro cívico (contendo em si, portanto, a Solarscape). Permeando as regiões, um Ecovalley e um centro residencial e recreativo, o Windscape.

Para reduzir as emissões de carbono, os moradores serão encorajados a utilizar um sistema ferroviário; a China tem por meta que 90% de todo o transporte nesta “nova cidade” seja público.

Vista da Lifescape, cercada por áreas arborizadas, uma topografia de pequenos montes visando fazer contraponto às torres e demais construções circundantes.

Vista da Solarscape, centro cívico ao norte na Lifescale.

Vista da Urbanscale, uma região de ocupação mais densa e verticalizada, embora não apenas através de torres isoladas: utilizaram-se, na adjacente Earthscape (que funcionará como espécie de subúrbio, termo utilizado provavelmente devido ao uso residencial), “camadas” que lembram uma topografia, conectadas por passarelas elevadas – trata-se do core da Ecocity de Tianjin.

Uma outra vista, aérea, da Urbanscale.

Vista da Earthscape, marcada por espaços públicos verdes.

Por último, uma visão da Windscape, região antes ocupada por um vilarejo em torno de um lago, agora um centro de lazer recreativo e contemplativo.

Fonte: inhabitat.

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 13/11/2011, em Design, Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: