Tecnologia Verde – O “Guide to Greener Eletronics” do Greenpeace

Encerradas as celebrações de fim de ano, enfim chegou o momento de desmistificar e curtir aquele seu tão esperado presente de natal. Sem precisar recorrer a nehuma habilidade paranormal, posso concluir que se trata de um aparelho eletrônico, pode ser uma TV, um celular, computador, sei lá, mas a verdade é que todo ano a matemática é a mesmapromoções de fim de ano + consumidores desesperados = milhões de novos aparelhos eletrônicos no mundo.

Mas será que a conta fecha? O que será que acontece com os aparelhos antigos que estamos substituindo? E mais, será que as empresas fabricantes destes produtos estão sendo responsáveis em suas atividades?

A primeira edição da revista Super Interessante de 2012 organizou alguns dos resultados do projeto “Guide to Greener Eletronics” do Greenpeace, que avalia diversos aspectos da produção destes eletrônicos no mundo. O ranking é realizado desde 2006 e avalia as empresas de acordo com suas políticas e desempenhosem 3 áreas principais: Economia de Energia e Redução de CO2Resíduos e Lixo Tóxico e Produtos Mais Sustentáveis.

Apesar da estar em sua 17ª edição nestes últimos 6 anos, podemos notar que o desempenho das empresas ainda é muito baixo, com exceção da HP e da DELLtodas as demais empresas do setor receberam notas abaixo de 5. Mesmo as 2 primeiras colocadas não conseguiram atingir a nota 6, o que mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido.

Greenpeace ainda emite um relatório detalhado sobre cada empresa e seus desempenhos dentro dos critérios avaliadosVale a pena conferir aqui, se o fabricante do seu brinquedinho novo está ou nãopensando em ajudar o planeta. 

via

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 11/01/2012, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: