Comece bem o ano: Reduza sua pegada de carbono

A Carbonfund.org diminuiu sua pegada de carbono em 2011 por meio de diversos tipos de projetos e ações. Algumas mudanças, como a ida para um escritório virtual, eliminando a emissão de calor, eletricidade e operações do servidor do escritório, são alguns exemplos. Outra novidade foi a adoção de um sistema de operações eletrônicas, como o envio de certificados e recibos fiscais eletronicamente, para evitar suas responsabilidades por emissões associadas ao transporte.

Não são só as empresas que podem diminuir sua pegada de carbono. O cidadão também pode mudar seus hábitos para melhor.

A ideia é aproveitar este ano de 2012 para tentar algo novo:

Optar por transporte público quando possível, utilizar o transporte alternativo como a bicicleta ou até mesmo andar e fazer um exercício a mais. Sua saúde agradece. E muito. Até combinar viagens com os amigos em um único carro pode gerar uma economia de uma, duas ou mais toneladdas de dióxido de carbono por ano.

Troque suas lâmpadas antigas pelas de LED, que garantem uma grande economia de energia e ainda duram mais tempo. Ela reduz a pegada de carbono usando um terço ou menos da energia que uma lâmpada normal usaria.

Diminua seu lixo eletrônico. Estima-se que as florestas de compensação para lixo eletrônico produzem tanto as emissões de gases de efeito estufa quanto 9 milhões de carros. É precoupante, mas devemos fazer alguma coisa contra o acúmulo desses resíduos, principalmente pelo fato de as tecnologias estarem sendo substituídas por outras mais novas muito mais rapidamente do que ocorria há alguns anos.

Tente reaproveitar materiais de alguma forma ou fazer coleta seletiva com esse material e mandá-lo para uma estação de tratamento específica. Uma dica, por exemplo, é utilizar um carregador universal para celulares ao invés de toda vez que trocar de celular, ter um carregador diferente que seja jogado no lixo. Transforme sua vida e a do meio ambiente com pequenas ações. Com o tempo, isso passa a fazer uma grande diferença.

via

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 12/01/2012, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: