O fim da internet como conhecemos!

Hoje não tem Wikipedia. A versão em inglês da enciclopédia virtual vai ficar fora do ar durante toda a quarta-feira em protesto ao projeto de lei nomeado SOPA (Stop Online Piracy Act), que tramita nos congressos estadunidenses da vida sim, sempre eles. Outros serviços online já anunciaram que também podem retirar suas páginas do ar em protesto ao projeto que tentar por um fim à pirataria existente na chamada web 2.0. Como somos um blog que fala sobre protestos e libertação, e assim sendo defendemos o compartilhamento legal de música livre.

Mas e essa tal lei SOPA? Ela pode afetar o seu dia a dia na internet? Ela pode te impedir de ouvir música sem a necessidade de baixar (ou “piratear”) um álbum? A resposta é sim. Caso a lei seja aprovada, empresas que prestam serviço de acesso a internet podem ser consideradas culpadas ao difundir “conteúdo pirata”, uma vez condedido o acesso a sites que trabalham com conteúdos suspeitos. Resumindo, elas teriam que bloquear o acesso a esses sites para evitar punições (pra você ter uma ideia, esse tipo de medida é usada pelo governo chinês!!!). A proposta de lei prevê que grandes sites de conteúdo, como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis por proteger direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários. O bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados suspeitos de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual estadunidense é um dos pontos mais discutidos do projeto antipirataria (logo, alguns velhos conhecidos como Amazon e PayPal poderiam cair na ilegalidade).

Uma vez que a lei fosse aprovada, qualquer site suspeito (seja ele estrangeiros ou brasileiros) ficaria poderia ficar offline sem a necessidade de uma ordem judicial. Plataformas como WordPress, (onde temos o blog da SAVE) seriam bloqueadas e acusadas de quebra de patente de software.

Junte-se à causa, informe-se e espalhe a ideia. A internet como você a conhece pode estar com seus dias contados. Leia mais em:

http://www.tecmundo.com.br/internet/17947-sites-brasileiros-podem-aderir-ao-protesto-contra-o-sopa.htm PROTESTO NO BRASIL

http://tecnologia.terra.com.br/noticias/0,,OI5563943-EI12884,00.html CINEMAS PROTESTAM

Image

Anúncios

Sobre bitoz

videomaker and tripper

Publicado em 18/01/2012, em Meio Ambiente, Music, Política, Ser Mais Humano, Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: