Aplicativo do Facebook que promove a troca de objetos na rede

O aplicativo para Facebook Dois Camelos é uma forma de usar os momentos na rede social para colocar em prática o consumo consciente e colaborativo.

O mecanismo de trocas foi lançado em maio de 2011 e tem seu nome inspirado no Oriente Médio, região na qual o camelo é uma moeda de troca muito comum. Fernanda Athayde, uma das fundadoras da startup, diz que a ideia do nome surgiu depois que ela ouviu a história de um casal de amigos que viajou ao Marrocos: ofereceram ao marido camelos em troca da esposa.

Fernanda e Rafael, fundadores da Dois Camelos

Desde que começou, os números só cresceram: são mais de 3.400 objetos oferecidos para troca no aplicativo, que conta com mais de 37 mil usuários cadastrados. Todo usuário do Facebook tem acesso gratuito ao app.

Além das trocas entre pessoas, a Dois Camelos credencia estabelecimentos comerciais que de alguma forma trabalham com valores socioambientais. “Estes lugares são indicados como Pontos Verdes e anunciados no app”, conta Fernanda.

Ao entrar no aplicativo, você pode cadastrar produtos que esteja oferecendo para troca (livros, DVDs, eletroeletrônicos) e apontar aqueles em que tem interesse. Quando alguém quiser algum produto seu, virá uma notificação por e-mail. Depois, as outras mensagens de diálogo (durante a negociação) aparecerão no aviso de mensagens do próprio Facebook.

Entre as regras do aplicativo, não é permitido cadastrar animais, pornografia, drogas e remédios. “Nunca tivemos um cadastro irregular. As pessoas podem denunciar caso vejam algo que não esteja de acordo”.

Segunda Versão

Em breve, uma versão repaginada do aplicativo será lançada, com nova logo e outras funcionalidades. “Teremos também parceria com associações e além da troca poderemos doar nossos pertences para instituições”, diz a sócia da empresa.

Ao cadastrar um produto, é possível colocar o CEP de onde você está. Com um sistema de cruzamento de dados, é mais fácil entrar em contato com alguém que more na mesma região. “Esta inteligência do site estará cada vez melhor na nossa versão nova, com avisos ativos na hora do cadastro”.

Por exemplo: no mesmo momento em que você cadastra uma bicicleta para trocar, o aplicativo mostra quem quer o objeto (assim, você não precisa pesquisar um interessado). “Queremos que a ferramenta fique cada vez melhor e faça parte da vida das pessoas. Acreditamos que dar um novo uso a um objeto que está encostado e pode ser útil para alguém pode virar um hábito diário das pessoas”, conclui.

Outro objetivo é valorizar a troca de produtos duráveis, que tenham um bom design e uma vida útil maior. “Acreditamos muito na força do consumo colaborativo. Esta tendência está mudando a forma de negociar, e as pessoas darão mais importância ao acesso e não à posse. Por meio da ferramenta, elas terão como encontrar o que precisam sem precisar comprar uma mercadoria nova”.

O aplicativo está entre os dez finalistas do Prêmio Greenbest Brasil 2012, na categoria Sites e Aplicativos.

Curtiu a ideia de fazer trocas daqueles objetos que você não usa mais pelo Facebook?

Via Idéias Verdes

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 12/03/2012, em Ser Mais Humano e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: