Fungo descoberto na Amazônia pode ser solução para o fim de plásticos em aterros

lixao.jpgOs fungos podem se alimentar de poliuretano, plásticos industriais poluentes/ Foto: fabiane13

O plástico é tido como um dos maiores perigos ambientais que assolam o nosso planeta. Ele costuma ser tema da maioria dos projetos voltados para materiais biodegradáveis e reciclagem. A intenção é sempre a de reduzir o uso desta substância tóxica que se espalhou pelo globo e está poluindo cada ecossistema conhecido. Mas parece que a Mãe Natureza decidiu dar uma ajudinha. Esta ajuda vem na forma de “Pestalotiopsis Microspora”, um fungo que pode utilizar e quebrar o poliuretano, um dos mais comuns, e poluentes, plásticos industriais em uso pelo homem.

O fungo foi descoberto em uma expedição pela Amazônia, realizada por um grupo de investigadores da Universidade de Yale. Eles esperam que o fungo que se alimenta de plástico também possa corroer os problemas do mundo de resíduos.

Segundo o IBTimes, o aspecto surpreendente dos fungos, é que eles podem se alimentar de poliuretano de forma anaeróbica. Enquanto a maioria dos outros métodos de eliminação de poliuretano produz monóxido de carbono, a utilização do Pestalotiopsis Microspora pode livrar o planeta de seu lixo plástico de forma biodegradável.

Os cientistas estão ainda estudando o fungo e seu mecanismo de ação. A esperança é que essa descoberta se traduza em criações de aterros futuros capazes de reduzir e eliminar a ameaça de plástico.

A descoberta dos fungos foi relatada no artigo “Biodegradação de poliuretano de poliéster por fungos endofíticos” no Journal of Applied and Environmental Microbiology.

Via EcoD

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 29/03/2012, em Meio Ambiente e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: