Tapetes de capim: peças com matéria-prima natural

Tapete de capimFoto: Divulgação

A sanitarista Tereza do Carmo Melo, de Teresina (Pi), criou a marca de tapetes Trapos e Fiapos, que produz peças com matéria-prima natural.

Segundo a artesã, o capim vem da taboa, planta típica de manguezais e que é pouco aproveitada. Nem os animais a comem. Ou seja, é um material resistente (os tapetes duram de oito a dez anos) e que, ao ser utilizado, não atrapalha a vida de ninguém. Ao se arrancar o capim, preserva-se a raiz, o que permite que a planta cresça novamente. É praticamente autossustentável.

> O metro quadrado do tapete custa R$ 280* e a encomenda pode ser feita pelo traposefiapos@uol.com.br

Você optou pelo capim de lagoa para fazer as peças da marca. Por quê?
O capim vem da taboa, planta típica de manguezais e que é pouco aproveitada. Nem os animais a comem. Ou seja, é um material resistente (os tapetes duram de oito a dez anos) e que, ao ser utilizado, não atrapalha a vida de ninguém. Ao se arrancar o capim, preserva-se a raiz, o que permite que a planta cresça novamente. É praticamente autossustentável.

Para essa coleção de tapetes, você fez parceria com a designer Baba Vacaro. Como foi essa troca?
A parceria foi um presente ao ganharmos um prêmio de design do Sebrae. Ela ficou uma semana com a gente, pensando no que fazer, e acabou transformando nossa cartela de cores. Ela juntou algumas tonalidades, brincou muito com isso. O resultado foram três coleções: Sertão e Flor, O Sertão Vai Virar Mar e esta última, que acabamos de lançar.

Como a natureza pode inspirar a tecelagem?
O Piauí é rico em pedras preciosas como a opala e a ametista. Então, partimos do azul, mas também do tom de telha da argila, que é muito usada na produção de cerâmica e de tijolos. Já o verde surgiu das plantas que brotam quando chove. Para conseguir essas tonalidades, mesclamos o capim com algodão tingido.

Via Abril, Planeta Sustentável

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 19/04/2012, em Arts, Design, Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: