Belas imagens de satélite de deltas de rios em todo o mundo


O que você vê na imagem acima é o delta do rio Betsiboka, que nasce ao norte da capital Antananarivo de Madagascar e segue na direção norte até desaguar em um lindo grande delta, no Canal de Moçambique, no oceano Índico.

Com cerca de 500 quilômetros de extensão, e navegável nos últimos 130 de seu curso, o rio é caracterizado por suas águas avermelhadas, devido à enorme quantidade de sedimentos que transporta.

Do espaço, ele não ficou ainda mais lindo? Essa e outras imagens de satélite mostram deltas de rios de todo o mundo, revelando seus incríveis padrões sinuosos.

Deltas são formados pelo acúmulo de sedimentos na foz de um rio, que formam vários canais ou braços no leito do rio, geralmente triangulares, que desembocam no mar. Aliás, o termo é derivado da letra grega delta, que tem uma forma triangular.

É possível compará-los também com várias outras coisas: vasos sanguíneos, obras de arte, líquidos derramando… Formas que destacam os caminhos ramificados que as águas dos nossos planetas fazem. “As fotos mostram uma variedade de formas associadas com deltas de rios”, disse Helene Burningham, professora de geografia física da Universidade College London, Reino Unido.

E os deltas não são apenas belezas para se ver de longe. 500 milhões de pessoas – uma em cada quinze no planeta – chamam esses locais de casa. Eles são ambientes úmidos que formam ecossistemas valiosos, provendo terra para agricultura e pesca.

Por exemplo, o delta do Ganges-Brahmaputra cobre uma grande área do sul de Bangladesh e do leste da Índia, e é uma das áreas mais densamente povoadas do mundo.

Mas também podem ser perigosos. “Eles têm baixa altitude e podem ser facilmente erodidos. São vulneráveis à subida do nível do mar, o que pode resultar em aumento das inundações”, disse Helene. “Outro problema é o depósito de sedimentos, que adiciona mais peso ao delta, e pode fazer com que a terra afunde, aumentando também a probabilidade de inundação”.

Helene explica que não é só a natureza que influencia os deltas. A atividade humana também. Aumento do nível do mar e aquecimento global são as principais preocupações dos deltas hoje.

As imagens abaixo foram coloridas para destacar características geográficas, como vegetação e áreas alagadas, dos deltas. Além dessas, confira todas as fotos nessa galeria.

 Delta do Arquipélago dos Bijagós, na África Ocidental

 Um delta do Mississippi, nos Estados Unidos

Um delta do Ganges, em Bangladesh

 Um delta do Rio Amazonas, no Brasil

 Um delta do rio Mackenzie, no Canadá

Via Hypescience

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 02/07/2012, em Uncategorized e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: