ARTISTA CRIA COLETIVO DE GRAFFITI COM IDOSOS

V.Jalava é uma grafiteira e educadora finlandesa de 37 anos, que faz intervenções urbanas em prol da comunidade e meio ambiente. Um dos seus projetos é um coletivo composto só por idosos acima de 65 anos chamado K65. Todos aprenderam com ela sobre técnicas de pintura em spray, estêncil e todo o conceito por trás do grafite, e sim, eles realizam intervenções pelas ruas de Helsinque!

A ideia surgiu de uma reflexão sobre o cenário artístico atual, com oportunidades limitadas somente aos jovens, e em defesa da tese de que todos deveriam ter acesso as mesmas oportunidades pensou: “por que não oferecer aos idosos também?”V.Jalava acredita que os idosos não são preconceituosos nem chatos, mas abertos a novos conhecimentos e através desse projeto a artista consegue promover uma interlocução entre as gerações, definindo ações que exigem que idosos e jovens interessados em grafite trabalhem juntos.

A incitava rendeu ao K65 duas interessantes intervenções: uma no Pori Art Museum onde um grupo de senhoras grafitaram, na parte externa do museu, uma cabine de distribuição elétrica, e a criação de um painel no centro de Helsinque como parte do programa “Capital Mundial do Design Helsinque 2012”, um projeto que durante esse ano irá explorar maneiras de melhorar a capital da Finlândia por meio do design.










via

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 02/10/2012, em Arts, Design, Ser Mais Humano e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: