Krakatoa: A Fúria de um Vulcão

Este documentário é a história de uma das maiores explosões da história, e é também o relato dos passos para uma compreensão do terrível poder das forças naturais da Terra

Na manhã de 27 de agosto de 1883, o estrondoso vulcão de  Krakatoa, próximo à costa de Java, mantinha-se imponente com seus quase dois mil metros de altura e diâmetro aproximado de 16 quilômetros.  Mais tarde, naquele mesmo dia, o gigante de Java explodiria com uma violência inédita.

Os efeitos da explosão vulcânica provocaram um tsunami de mais de 40 metros de altura; um navio foi carregado por mais de 3 quilômetros em terra.  A erupção reduziu a ilha de Krakatoa a um terço de seu tamanho original, e enviou ondas enormes sobre o litoral da Ásia.


Uma chuva de pedras do tamanho de granizo caiu a 160 quilômetros de distância, e a cidade de Jakarta ficou totalmente no escuro.  Para muitos dos moradores da região, foi como se o Fim do Mundo tivesse chegado.  O barulho da erupção foi sem precedentes – ele foi ouvido em lugares tão distantes como Alice Springs e Madagascar.  Sua força foi calculada como equivalente aos 21.000 megatons de uma explosão nuclear.  Mais de 36 mil pessoas morreram imediatamente, e países em todo o planeta foram afetados  pelos efeitos devastadores que se seguiram.

A erupção de Krakatoa foi um dos cataclismas mais bem documentados da história. Dos primeiros sinais de que alguma coisa estava errada à explosão final, cada passo foi testemunhado e registrado por colonizadores holandeses que viviam na região. Através destes testemunhos, os telespectadores poderão testemunhar o despertar do vulcão e sua devastadora erupção final.  KRAKATOA também examina os processos geológicos que fizeram com que um vulcão supostamente extinto e aparentemente inofensivo voltasse à vida com tanta ferocidade e com conseqüências tão desastrosas.  Partes do programa também fazem relacionam a tragédia com a destruição provocada pelo tsunami de 26 de dezembro de 2004.

> KRAKATOA: A FÚRIA DE UM VULCÃO

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 06/10/2012, em Meio Ambiente e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: