Proteína do espinafre aumenta eficiência das células solares

photo-1-241_20120828170251-spinachsolar2Todos os dias, milhares de investigadores trabalham em novas formas de aumentar a eficiências das tecnologias ligadas à sustentabilidade. Hoje trazemos-lhe uma interessante notícia da Universidade de Vanderbilt, de Nashville, Tennessee (Estados Unidos), que dá conta de uma nova forma de aumentar a eficiência das células solares, a partir de uma proteína fotossintética que se pode encontrar no espinafre.

Segundo a equipe de investigadores, liderada por David Cliffel e Kane Jennings, essa proteína pode ser colocada no silício e criar uma célula solar biohíbrida mais eficiente. Esta célula produz “substancialmente mais corrente elétrica que as anteriores” e pode levar a “painéis solares mais baratos e eficientes”.

A descoberta foi publicada esta semana no jornal Advanced Materials. “Esta combinação produz níveis quase mil vezes mais altos em relação aos que conseguíamos, ao depositar esta proteína em vários tipos de metal. Também produz um modesto aumento em voltagem”, explicou no site da universidade um dos professores, David Cliffel.

photo-3-241_20120828170732-cliffelinlab

“Se podermos continua a trajetória atual de aumentar a voltagem e os níveis atuais, podemos atingir um tipo de tecnologias de conversão solar maduras em três anos”, continuou Cliffel. O próximo passo é construir uma célula solar que utilize este design.

Segundo a universidade, milhões de anos de evolução tornou a fotossíntese num processo extremamente eficiente para gerar energia, mas tem sido difícil criar um sistema artificial de fotossíntese para gerar eletricidade de forma eficiente. Até agora.

Via Engenhariae

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 10/12/2012, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano, Veg e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: