PETIÇÃO ONLINE PEDE POR FUNCIONAMENTO 24H DO METRÔ

Sonho antigo dos paulistanos, o funcionamento 24h do Metrô de São Paulo é agora cobrado através de uma petição online, criada pelo estudante de Políticas Públicas da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), Rômulo Zillig, que busca por 100 mil assinaturas à serem levadas ao Governo do Estado.

Em entrevista à MADMAG, ele conta que não imaginava o tamanho impacto que o tema causaria. “Temos muitas pessoas discutindo a viabilidade do projeto, como manutenção, custos, dentre outras coisas. Minha intenção sempre foi alertar, chamar a atenção do poder público para uma necessidade da população”, contou.

 Utilizado por cerca de 4 milhões de pessoas por dia, o Metrô atualmente opera das 4h40 às 0h em dias úteis, e de sábado somente até 1h. O abaixo assinado alerta que a necessidade do funcionamento 24h é porque “muitas pessoas que trabalham no período noturno e muitos estudantes saem tarde de suas escolas e faculdades”.

 Além disso, o uso de automóveis fica cada vez mais restrito na noite paulistana por conta da nova Lei Seca, o que deixa a população praticamente sem alternativa de ir e vir durante a madrugada, período em que muitos saem para se divertir e acabam por ingerir bebidas alcoólicas.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, em pronunciamento sobre a Lei Seca, já sugeriu que se houver demanda, o Metrô e a CPTM podem operar 24 horas.

Com a restrição de horário do transporte público coletivo, só restam os táxis, que, para muitos, não é vantagem por conta do custo elevado da carona. ”O táxi realmente é muito caro em São Paulo e passou da hora de a Prefeitura criar algum mecanismo para conter esse abuso. A ideia do Metrô 24 horas é ótima, mas é preciso avaliar se é exequível, á que durante a madrugadas, trens, trilhos e estações passam por processos de manutenção”, pontuou o jornalista Anderson Dias, que faz parte da parcela de usuários do transporte coletivo diariamente.

Segundo Zillig, operar o Metrô sem parar é mais fácil do que outros meios. “Os ônibus têm um valor muito mais alto de operação, se forem operar todas as linhas. Temos mais de 1300 linhas na cidade de São Paulo”, justificou.

Entretanto, o estudante se demonstra animado com a iniciativa. “Agora que vi que os cidadãos paulistanos aderem à reivindicações que só tem por visão o benefício que as mesmas podem trazer, penso em fazer outros abaixo-assinados”. Ainda segundo ele, o sistema de pesquisas do governo é muito falho e nem sempre sabem qual a demanda e necessidade da população de determinada área. “Com o apoio das pessoas, quero fazer com que as melhorias sejam contínuas. Penso em fazer um sobre a proibição dos táxis nos corredores de ônibus, que atrapalham muito o trânsito dos transportes coletivos. Vamos ver né?”, concluiu.

Para assinar a petição a favor do funcionamento 24h do Metrô de São Paulo, clique aqui.
Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 21/02/2013, em Política, Ser Mais Humano e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: