Conheça 10 animações sobre sustentabilidade para ver na internet

Já publicamos uma lista com 10 filmes para você entender mais sobre meio ambiente. Como é sempre gostoso falar de cinema, preparamos um Especial Animações. São 10 produções animadas para você assistir na internet, descobrir novos olhares sobre o planeta, repensar práticas e, sobretudo, passar adiante a causa da sustentabilidade.

Assista, compartilhe com os amigos e divida conosco dicas de outras animações curiosas sobre o tema.

1. Não desista [Don’t Give Up]

Produzida pelo grupo português Quercus, a animação surpreende ao retratar as reações de três animais diante de um planeta devastado. Representantes de diferentes regiões do globo, são mamíferos que enfrentam a seca, o desmatamento e o derretimento das calotas polares. No final, a mensagem “Se nós desistirmos, eles desistem”.

2. Money

A campanha da WWF Brasil mostra como as ações humanas desencadeiam um efeito cascata na natureza. E as consequências desse efeito cascata também incidem sobre o próprio homem. Na sonoplastia, a ganância é retratada pela canção “Money, Money (makes the world goes around)”, do musical Cabaré da década de 1970.

3. De Homo consumus a Homo responsabilus

A animação, de Pablo Llorens para Setem Comunita Valenciana, apresenta a rotina de dois tipos de seres humanos: o Homo consumus e o Homo responsabilus. Mais do que isso: apresenta como pequenas mudanças de hábito podem fazer o Homo consumus se transformar em responsabilus e ter uma postura mais coletiva e solidária.

4. Os animais salvam o planeta

O canal Animal Planet lançou uma divertida campanha em prol da educação ambiental, “Os animais salvam o Planeta”. São vídeos curtos que retratam como os animais se dão mal por terem atitudes nada ecológicas, como o desperdiçar de água, poluir rios e comer carne.

5. A maior flor do mundo

Adaptada do conto de José Saramago, a animação conta, de forma lúdica, a história de um garoto que, diante de uma flor murcha, buscou água e fez crescer a maior flor do mundo. Seguindo a trilha de outros trabalhos de Saramago, o curta é uma metáfora do quão importante é um comportamento ativo, ético e solidário diante do outro. Um conto para crianças que carrega muitas lições para adultos.

6. Xixi no banho

Esse curta, dirigido pelo brasileiro Fernando Sanches para a SOS Mata Atlântica, faz parte de uma campanha para estimular as pessoas (e até seres de outro planeta!) a fazerem xixi durante o banho! O motivo? Economizar água. O curta colecionou prêmios, incluindo um Leão de Ouro em Cannes (2010). E aí, vai fazer xixi no banho em prol do meio ambiente?

7. A lata de lixo (Castelo Rá Tim Bum)

Quem foi criança nos anos 1990 provavelmente se lembra do Ratinho do Castelo Rá-Tim-Bum (aquele do “meu pé, meu querido pé que me aguenta o dia inteiro-ôôô!”). Na animação “A lata de lixo”, produzida em stop motion e com massinha de modelar, o ratinho aparece alimentando uma lata de lixo e deixa a dica: jogue lixo na lata de lixo (mesmo se a lata não tiver essa voz “sensual” da animação).

8. Adaptação

Produzido em 2009, durante a campanha internacional TicTacTicTac, para pressionar governos a assinarem um acordo climático na COP-15, a animação refere-se à necessidade de o homem mudar seus hábitos para tornar possível a existência de vida no planeta: não são os animais que devem se adaptar aos hábitos insustentáveis e consumistas dos homens; são esses que devem mudar sua postura diante da natureza.

9. O homem que plantava árvores

Vencedor do Oscar de melhor animação em 1988 e é título frequente em listas das melhores animações de todos os tempos. Poética, a animação francesa narra a história de Elzéard Bouffier, um pastor que, em uma área devastada e árida, planta, sozinho, uma floresta. O filme é de Frédéric Back e se baseia na obra homônima de Jean Giono.

10. O Rei Leão

Para fechar a lista, nada de destruição! O último componente de nosso Top 10 Animações Sutentáveis é “O Rei Leão”, clássico lançado em 1994 e um dos desenhos com maior bilheteria da história do cinema. O filme retrata a selva, apresenta a biodiversidade, discute as relações entre os seres vivos, trata de valores, de ética. “O ciclo sem fim”, tema da animação, apresenta como os seres vivos podem viver em harmonia.

Via Idéias Verdes

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 13/05/2013, em Cinema, Meio Ambiente, Ser Mais Humano, Veg. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: