Conheça a orquestra que toca com instrumentos de vegetais

orquestra vegetais 2 OK

Em uma feira, é possível achar ingredientes para uma ótima salada, um bom refogado ou o recheio de uma torna. Mas, além dos infinitos sabores e cores encontrados nos vegetais, também é possível desvendar… sons. Pepinos, tomates, alcachofras, abóboras, pimentões e cenouras podem “esconder” notas musicais que rendem verdadeiros concertos.

Para saber como isso pode ser possível (e criativo), é só ver o trabalho da “The Vegetable Orchestra”, fundada em 1998 em Viena, na Áustria. Formada por 11 músicos, a orquestra já está no terceiro CD, o “Onionoise”, e faz de 20 a 30 concertos por ano, em várias partes do mundo. O site oficial da orquestra de vegetais diz que não há um único estilo nas apresentações. Música contemporânea, eletrônica, jazz e outros formam o que eles chamam de “estilo vegetal”.

orquestra vegetais 3 OK

Os instrumentos “orgânicos” são usados uma única vez, em um concerto ou em uma gravação de estúdio, o que faz com que cada apresentação tenha variações de sons e texturas musicais diferentes. Furadeiras, facas e outras ferramentas de cozinha auxiliam na construção dos instrumentos (veja fotos).

Após as apresentações, o público é presenteado com uma parte dos alimentos que transcenderam a função de alimentar. Outra parte vira sopa.

orquestra vegetais 1 OK

O grupo acredita que com os vegetais é possível extrair sons que não são facilmente conseguidos da forma convencional. “É possível ouvir a diferença. Algumas vezes parecem sons de animais, outras vezes são apenas sons abstratos”, explicam.

Os alimentos são comprados em uma feira aberta em Viena. Às vezes o grupo tem dificuldades de encontrar bons vegetais em outros países e afirma que aqueles que vêm embalados em plásticos, de grandes supermercados, não são bons.

Quando questionada se tem algum tipo de “crise” por tocar instrumentos de vegetais ao mesmo tempo em que milhões de pessoas passam fome, a The Vegetable Orchestra vai direto ao ponto: “Atualmente, nossos instrumentos causam menos problemas que os instrumentos tradicionais, que demandam muito mais energia e recursos naturais para serem fabricados. Não é usando vegetais de forma diferente do comum que vamos fazer o mundo ser pior. Isso acontece porque todos nós queremos muito. Nosso próprio carro, nosso novo celular, uma casa maior com ar condicionado, mais dinheiro…”.

O que muitos devem se perguntar é: será que todos eles são vegetarianos ou veganos? A resposta está no site: “Não, não somos. Não pergunte. Já ouvimos essa pergunta três milhões de vezes!”.

vegetableorch3

“Delicie-se” com uma excelente união entre dádivas da natureza e a criatividade humana usada para o bem (neste caso, a música!):

Via Ideias Verdes

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 08/07/2013, em Arts, Music, Ser Mais Humano, Veg e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: