Projeto experimental retoma visitação à Serra do Japi

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente abre, nesta sexta-feira (19), as inscrições para interessados em visitar a Serra do Japi. As visitas, em período experimental, começam nesta quarta-feira (24) e vão até o dia 31 deste mês.

Faça sua inscrição

“A Serra do Japi ficou fechada às visitas durante muitos anos. Nesses primeiros seis meses de governo, planejamos a abertura à visitação e, então, nosso empenho foi no sentido de avaliar a segurança das visitas e o incondicional respeito ao meio ambiente”, disse Daniela da Câmara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente. “Este é um projeto-piloto, ou seja, destina-se prioritariamente a nos permitir avaliações, seguidas de prováveis reajustes para que, só depois, a visitação passe a ser em caráter permanente e de forma programada”, destacou a secretária.

_DSC7374GDaniela da Câmara: Projeto piloto é destinado à educação ambiental

Outro destaque feito por Daniela dá conta de que o projeto “Nossa Serra” dedica-se à cultura ambiental. “O projeto é destinado estritamente à educação ambiental. Não se trata de atividade turística. Tanto é que os visitantes chegarão à Base Ecológica de ônibus, assistirão a uma palestra educativa e depois sairão em caminhada por uma trilha devidamente licenciada e constante no Plano de Manejo da Reserva Biológica Municipal.”

Durante a caminhada, os visitantes terão a oportunidade de associar o conteúdo da palestra ao aspecto prático de preservação do meio ambiente. Ainda durante a visitação, diz a secretária, “serão abordados temas como patrimônio natural, fauna e flora, recursos hídricos, contemplação visual paisagística e, principalmente, a importância da representatividade científica da Serra para a comunidade mundial”, explicou.

A secretária também afirmou que “os resultados positivos desse projeto piloto podem servir como base para que a visitação se torne viável e com caráter permanente e que, após os devidos ajustes, o projeto será encaminhado para avaliação e parecer do Conselho Gestor da Serra do Japi”.

O Diretor de Meio Ambiente, Flávio Gramolelli Júnior, detalhou as metas do projeto “Nossa Serra”. “Os objetivos do projeto se configuram em promover educação ambiental na Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi e estimular ações de conscientização da importância da Serra, com foco na preservação”, disse Gramolelli.

Quem pode participar

Podem participar pessoas com idade acima de 15 anos. As menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais.

Via Imprensa Jundiaí

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 22/07/2013, em Meio Ambiente, Política, Ser Mais Humano e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: