Vida e obra de Tao Sigulda é tema de documentário produzido em Jundiaí e região

“A Arte é a Caligrafia da Alma” será lançado em abril de 2014, data em que se comemora o centenário do artista plástico.

No ano em que Tao Sigulda comemoraria 100 anos de vida, um grupo de produtores audiovisuais de Jundiaí e região irão lançar por meio da Lei Rouanet, o documentário “A Arte é a Caligrafia da Alma” para contar a história do artista, que nasceu na Letônia, estudou com Pablo Picasso, chegou ao Brasil em1960, e mais tarde, em 1985, fundou o Centro Cultural Tao Sigulda, na cidade de Campo Limpo Paulista. A equipe passa agora pela fase de captação de recursos financeiros por meio de isenção fiscal no Imposto de Renda de empresas que queiram apoiar projetos socioculturais.

Ao reconhecer a importância deste artista plástico, não só no âmbito regional, mas para todo um contexto da arte contemporânea, o grupo se uniu em 2010 objetivando organizar o projeto que viria a ser o documentário. “A intenção sempre foi divulgar os trabalhos e pensamentos de Tao Sigulda, um grande adepto ao surrealismo, que teve com mais importante obra o Centro Cultural criado na cidade de Campo Limpo Paulista, e que até hoje é administrado por sua mulher, Tama”, comenta o diretor Fábio Castel.

Atualmente, a equipe está em fase de captação de recursos. Pois, como todo projeto da Lei Rouanet, o valor a ser captado vem de empresas que podem destinar 4% do seu Imposto de Renda devido, com 100% de isenção fiscal, como patrocínio da ação cultural. “Com este formato a Lei Rouanet consegue beneficiar diversas produções culturais e se tornar um dos mais efetivos agentes de transformação social , ao mesmo tempo em que promove a empresa que participa do projeto ao trazer sua marca em toda e qualquer divulgação do mesmo”, explica Tainan Franco, diretora da MoV8 Produções e Diretora Executiva do documentário.

O filme, que começou a ser produzido em julho deste ano, terá aproximadamente uma hora de duração e trará o depoimento de outros grandes nomes das artes. Dentre eles estão Inos Corradin, Alice Vilhena, críticos de arte, colecionadores das obras de Tao, e claro, Tama Sigulda, a maior colaboradora do projeto.

Para contribuir e saber mais sobre o projeto, entre em contato com a diretora executiva Tainan Franco pelo e-mail movprodutora@gmail.com  ou pelo telefone (11) 9.8488-8211

Sobre Tao Sigulda– Tao Sigulda, nasceu em 04/04/1914, em Riga na Letônia. Na década de 1930 iniciou seus estudos de arte no Studio de Roman Sutta (Escola de Petersburgo, onde foi colega de Pablo Picasso). Graduado em arquitetura, atuou como pintor, escritor, escultor e cineasta.Em 1960 Tao e sua esposa Tama vieram para o Brasil, com intenção de seguirem para o Canadá, mas no ano seguinte, Tao participou de uma coletiva na Galeria Prestes Maia em São Paulo, e assim, foi criando raízes no país. Tao recebeu o título de cidadão honorário da cidade de Campo Limpo Paulista, onde construiu seu próprio Centro Cultural, 1985. Tao faleceu em Jundiaí/SP em 10/02/2006.

texto por Marina Filipe

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 26/09/2013, em Arts, Design, Ser Mais Humano e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: