Criolo e outros músicos cantam disco de Vinicius de Moraes e Baden Powell

Vinicius (reprodução) / Criolo (por Daryan Dornelles)criolo_e_vinicius-450x337Disco “Os Afrosambas”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes, é relembrado em show – Álbum lançado pelos músicos na década de 1960 ganha releitura de Criolo, Kiko Dinucci, Juçara Marçal, Marcelo Pretto e Kika no Sesc Vila Mariana

Em 1966, uma parceria musical entre o centenário Vinicius de Moraes e o violonista Baden Powell resultou no álbum “Os Afrosambas“. De acordo com o músico do Bixiga 70, Décio 7, “um divisor de águas da MPB“. O disco atrelou os ritmos africanos ao samba e, 47 anos mais tarde, ganha uma releitura contemporânea de artistas que se destacam no cenário musical paulistano.
Décio divide a direção musical com Guilherme Held do show “Afrosampa“, que homenageia o disco de Vinicius e Baden no Sesc Vila Mariana. Sobem ao palco os músicos Criolo, Juçara Marçal, Kiko Dinucci, Marcelo Pretto e Kika nos dias 6 e 7 de novembro, às 21h. Os ingressos custam até R$ 32.

As oito faixas do álbum gravado na década de 1960 estão no espetáculo. Décio afirma que, ao contrário de outras releituras que seguem metodicamente os arranjos e características musicais das obras, esse show é diferente. “As apresentações geralmente respeitam muito a estética dos artistas. A gente até se apropria do som do Vinicius e do Baden, mas temos mais liberdade para imprimir nossa digital nesse show”, afirma.

por Leco de Souza

Além das canções de “Os Afrosambas”, outras músicas também estão no repertório. “Mas ela ainda não foram decididas”, revela Décio. A pesquisa que foi feita em torno da apresentação ficou a cargo de Ronaldo Evangelista.

A fusão cultural de linguagens foi o fator decisivo para a escolha do álbum, conta o músico. “Em Sampa, a gente tem essa bomba de influências, de vários lugares. O ‘Afrosampa’ veio para unir cultura paulistana aos sons de Vinicius e Baden”.

Para fazer o público do Sesc Vila Mariana relembrar os grandes clássicos da música nacional, compõem a banda o próprio Décio 7 (bateria), Marcelo Cabral (baixo), Maurício Badé e Rômulo Nardes (percussão), Cuca Ferreira, Douglas Antunes e Daniel Gralha (metais). Como ele mesmo diz, “o grupo é formado basicamente por integrantes do Bixiga 70 e da banda que acompanha o Criolo”.

criolo

Via Catraca Livre

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 30/10/2013, em Arts, Music e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: