Nyjah Huston – Água para todos

ba9c95d010798c8aabb2dec177dd5f52

Depois de experimentar em primeira mão o que é viver sem água limpa e corrente, Nyjah Huston e sua mãe Kelle Huston queriam fazer algo pela crise mundial da água. Assim, em 2008, eles criaram uma organização sem fins lucrativos chamada Let It Flow. Eles começaram vendendo garrafas de água reutilizável no mercado local de sua fazenda.

“Nós conseguimos dinheiro suficiente para construir o nosso primeiro poço na Etiópia”, diz Kelle Huston, mão de Nyjah. “Aquele poço mudou a vida da aldeia. Eles agora têm mais tempo para a educação, para o cultivo de alimentos e até mesmo venda de excedentes de alimentos em seu mercado, o que gera renda. Água é definitivamente o primeiro passo para resolver a pobreza extrema e a criação de comunidades sustentáveis. Tem um efeito bola de neve positivo. É por isso que nosso slogan é ” Life grows where water flows.” (A vida cresce onde a água florece).

Você já ouviu histórias sobre a infância de Nyjah Huston e ascensão à fama como um skatista profissional, seu pai e suas  tribulações, mas você provavelmente não sabe que sua família viveu em um pequeno atol nas Ilhas Fiji, sem água potável . Eles tinham que ir de barco para a ilha principal uma vez por semana para buscar água e Kelle Huston a racionava para durar toda a semana.

“Em 2006, a família mudou-se para Porto Rico para viver em uma fazenda de 26 hectares no alto das colinas”, Kelle Huston explica. “Nós tínhamos um sistema de água e encanamento moderno, mas as tempestades semanais enchiam nossos canos com detritos e os entopia, levando-nos a ficar sem água por até sete dias, até que a Mãe Natureza construísse para fazer bastante pressão nos canos para empurrar os detritos para que pudéssemos ter acesso à água limpa novamente. Durante estes tempos, os nossos filhos carregavam galões de água 70 metros morro acima a partir de um tanque de retenção na parte inferior da propriedade para a casa.”

 

 

“Fazíamos isso para encher os banheiros, a máquina de lavar roupa e para cozinhar para uma família de sete pessoas”, Kelle Huston continua. “Estamos falando de uma grande quantidade de água, e qualquer um que transporta água sabe como é pesado. As crianças reclamavam e eu as lembrava que algumas pessoas têm de fazer isso todos os dias por quilômetros. E essas pessoas não estavam recebendo água limpa de um tanque, elas estavam recebendo água suja de um córrego que poderia matá-las. As vezes Nyjah ficava com as costas tão dolorida de carregar água que ele não poderia andar de skate. Assim eu me tornei obcecada com a crise da água e quis fazer qualquer coisa para ajudar quem precisa. “

 

letitflow-blog

A missão da Let It Flow é simples: construir poços de água limpa, arrumar muitos poços que estão atualmente inoperante e construir estações de saneamento.

“Saneamento e água limpa andam de mãos dadas”, diz Kelle Huston. “Estudos têm mostrado que, se você só fornecer água e não saneamento, as pessoas ainda ficam doentes pelo contato com a matéria fecal. O principal problema nessas áreas não é ausência de água, mas o acesso à água. Na maioria dos lugares, a água fica logo abaixo da superfície, mas as pessoas não têm as ferramentas ou a tecnologia para alcançá-la. Tudo o que eles precisam é de um poço. ”

A Let It Flow completou recentemente a construção de sua primeira estação de saneamento na Etiópia, que tem dois vasos sanitários, dois chuveiros e uma estação de lavagem das mãos.

“As pessoas estão tão gratas e disseram que foi uma de mudança de vida”, diz Kelle Huston.

Com o apoio de pessoas como Tony Hawk e Rob Dyrdek, a Let It Flow fez uma arrecadação de doações em Laguna Beach, Califórnia, conseguindo dinheiro suficiente para dois projetos de poço. A próxima arrecadação será no Berrics, dia 4 de maio de 2013. A Let It Flow também está planejando uma viagem para reparar poços no Haiti, em um futuro próximo.

Além disso, Doug Pitt, (irmão do ator Brad Pitt – ambos os parceiros da Maji-Tech, a maior empresa de perfuração de água na África Oriental), ficou emocionado ao saber que Nyjah Huston estava envolvido com uma instituição de caridade de água e, como resultado, o ministro da Tanzânia pediu a Huston para ser o primeiro skatista a escalar o monte Kilimanjaro e sensibilizar o mundo para a crise da água lá e ao redor do mundo.

Enquanto isso,  a Let It Flow lançou uma campanha para arrecadar 18 mil dólares, durante o período de 30 de novembro até 05 de janeiro, em homenagem ao aniversário de 18 anos de Huston. Em troca das doações, dependendo da quantia, os doadores receberão cartazes autografados, bonés, camisetas, shapes da Element ou uma sessão de skate privada com Nyjah Huston, na recém reformada Berrics, em Los Angeles. Para qualquer pessoa ou empresa que doar US $ 5.000 (o custo médio para construir um poço) ou mais, a Let It Flow vai construir o poço dedicado em seu nome.

U$20 fornece água para uma pessoa e U$ 100 fornece água para toda uma família. Se a Let It Flow conseguir 1.000 pessoas para doar US$ 20, eles poderão construir quatro poços que fornecem água para cerca de 2000 pessoas, portanto, qualquer valor que você contribuir vai fazer uma diferença enorme.

“Eu quero que as pessoas saibam o lado humano de Nyjah além do skate”, diz Kelle Huston. “Sua criação deu-lhe uma perspectiva única sobre a vida, e acho que ele tem muito a compartilhar. Água limpa e segura é algo que a maioria dos americanos não dão o real valor e eu sei que não seriamos tão conscientes sobre isso se não tivéssemos experimentado nós mesmos o que é viver sem água. ”

Fonte: ESPN

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 10/01/2014, em Meio Ambiente, Política, Ser Mais Humano e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: