Desmatamento de floresta no Bornéu isola e afeta orangotangos


Petrificada e faminta, uma fêmea de orangotango desesperada se agarra à última árvore que sobrou de uma floresta no Bornéu completamente destruída para ser transformada em uma plantação de óleo de palma. Em poucos minutos, porém, o animal é atingido por um anestésico disparado por uma arma, cai em uma rede e é levado por equipes de resgate. A informação foi publicada no jornal inglês Daily Mail.

Ela foi um dos vários orangotangos salvos da morte devido ao desmatamento que ameaça a existência destes animais. Dentre todos os primatas resgatados estava essa fêmea grávida e uma mãe com seu bebê, que não se deixavam pegar.

As equipes de resgate da instituição inglesa International Animal Rescue (IAR) e o Departamento Florestal de Ketapang, em West Kalimantan, província da Indonésia, se deslocaram para salvar os animais.

Assustados, os primatas procuravam desesperadamente por comida. Eles estavam até comendo a casca de árvores, onde tentavam se esconder dentro.

A fêmea grávida e a outra, que amamentava, poderiam ter seus filhotes arrancados para serem vendidos como animais de estimação ou mortos.

No final, a mãe e o filhote foram encontrados, mas muito desnutridos. O bebê estava tão assustado que se agarrou às costas da mãe.

Todos estão agora se recuperando e, alguns, já liberados em uma nova área florestal. A IAR está pedindo que os desmatamentos parem, pois acredita que outros orangotangos ainda estão isolados.

“Ficamos consternados com a situação destes animais”, falou Karmele Llano Sanchez, da IAR Indonésia. “Todos passaram por longos períodos de fome antes de serem resgatados e a área em que eles estavam era pequena demais para prover-lhes comida suficiente, já que a empresa limpou a maior parte da floresta.”

E Sanchez continua: “Uma das fêmeas perdeu seu bebê, que provavelmente foi morto antes da chegada das equipes de resgate. Mais orangotangos podem morrer se esta companhia não tomar medidas imediatas. É triste ver o estado destes animais, eles estão fracos devido à fome e impressionantemente desesperados procurando por comida. A única coisa positiva nessa situação é que a empresa de óleo de palma, em vez de atirar e matar os animais, nos chamou para que removêssemos e os levássemos a um lugar seguro.”

O óleo de palma é um ingrediente encontrado em metade dos alimentos processados e vem sendo cada vez mais usado como biocombustível em centros de armazenamento e estações de energia.

A expansão das plantações em área de conservação ocupada por importantes florestas é sabidamente uma das principais ameaças para espécies animais ameaçadas, incluindo orangotangos, elefantes e tigres.

Mais informações:

Orangotangos mortos ilegalmente na última década: 20 mil. Processos judiciais: zero (Scientific American)

Mineração ameaça orangotangos em Bornéu (Planeta Sustentável)

Filhotes órfãos de orangotango são resgatados em Bornéu (Ig)
Via Anda

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 07/02/2014, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Benhur Mazzocco

    Ainda tenho esperanças que um dia cada pessoa passe a se importar com a dor e o sofrimento desses seres que são tão covardemente expulsos do habitat que lhes foi dado por Deus. Posso não desejar isso mas acredito que todo o mal que estamos causando ao meio ambiente receberemos de volta sob a forma de fenômenos naturais catastrificos que trarão muitas perdas para a vida humana sobre o planeta. A ambição dos homens não tem freio que só pensam em lucrar cada vez mais e para isso precisam destruir o que existe de mais belo na criação do Nosso Deus: a vida de todos os seres! Preservar a vida é amar a Deus, ao próximo e a si mesmo !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: