Vinis de árvores e a música das florestas

Divulgação

É sabido que se descobre a idade de uma árvore pelo número de anéis que se podem contar em seu tronco. Mas você sabia que cada tronco de árvore possui a sua própria música? E que as sonoridades são incrivelmente bonitas?

Um alemão (sempre os alemães…) chamado Bartholomäus Traubeck teve a maluca ideia de colocar uma fatia de um tronco de árvore em um toca-discos (como os leitores de LPs de antigamente). Associado a um software criado por ele, ele transformou os sulcos dos troncos em fragmentos que podem ser lidos pelo toca-discos e transformados em música. Inicialmente, os sons criados aqui receberam o timbre do piano.

Divulgação

Divulgação

O projeto se chama “Years”, em referência aos anéis que contam a idade das árvores. Ao invés de discos de vinil, Traubeck coleciona fatias de troncos. Além de a imagem dos círculos de madeira ser visualmente bonita, as músicas que eles emanam são curiosamente agradáveis:

 

 

“Os anéis de uma árvore são analisados por sua força, robustez e taxa de crescimento. Estes dados servem como base para um processo generativo que produz música para piano. Ele é mapeado a uma escala que é definida pela aparência da madeira (variando de escuro para claro e para texturas fortes a fracas). A base para a música é certamente encontrada em uma série de regras definidas na programação e na configuração do hardware, mas os dados adquiridos por cada árvore são interpretados de forma muito diferente”, explica Traubeck em seu site oficial. O sistema inclui prato giratório modificado, computador, vvvv, câmera, acrílico e madeira folheada.

Até então, o mais próximo de música de árvores que conhecíamos era o Screaming Trees ou oPorcupine Tree. Ha! Ficamos com o último:

fonte e texto: musicanaveia

 

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 06/07/2014, em Design, Meio Ambiente, Music, Ser Mais Humano e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: