Conheça o Eco Ponto Jardim do Lago.

Você talvez não conhece a ideia, quanto mais o local, mas o Eco ponto do Jardim do Lago situado em Jundiaí é um modelo que vem dando certo e ajudando os munícipes da região. Administrado pela Secretaria de Serviços Públicos de Jundiaí, o eco ponto nasceu em 2009 como um projeto modelo. O terreno grande sofreu alterações com o tempo e hoje, segue com um bom espaço ao lado de uma encosta, cercado por cercas metálicas. A ideia de eco pontos não é nova no mundo, mas por sua eficacia foi implantada como experimento na região sul da cidade perto dos bairros Jardim Esplanada e Vila Esperança, e claro Jardim do Lago.

IMG_1840[1]

O eco ponto do Jardim do Lago recebe apenas pequenas quantidades para a separação devido a sua estrutura. Esse eco ponto é o único estruturado para receber a separação de alguns resíduos. Fora ele, o Geresol (Centro de Gereciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí) é quem recebe esses resíduos que na maioria das vezes são em grandes quantidades. Além disso, o eco ponto do jardim do lago não recebe resíduos orgânicos, mas todos os tipos de produtos secos como: Vidro, papel, plástico. E também entulho, além de gessos e galhos. Não existe qualquer ajuda da prefeitura na realização do transporte para o processo de coleta, a população é quem trás os resíduos, na maioria das vezes de carro. Espaços de descarte de lixo na cidade de Jundiaí são comuns, mas muitos são apenas logradouros vazios que a população leiga de informação ou sem condição de transportar os resíduos acaba por descarta-los em locais inadequado.

A grande dificuldade do eco ponto é a sua divulgação. Mesmo com o mundo digital em que vivemos, a divulgação do eco ponto é por boca-a-boca. Não existe site, paginas em redes sociais ou qualquer tipo de divulgação em jornais. E por isso e outros motivos nós da SAVE estamos tentando ajudar. Maiores informações podem ser encontras no telefone 156 da Secretária de Serviços que ao receber as ligações de duvidas sobre coleta encaminha a população para o eco ponto (quando em pequena quantidades) ou ao Geresol (quando em grande quantidade).

Endereço: Rua Geraldo Santos, n/s, Jardim do Lago (ao lado da escola Geralda Berthola Facca)

O horário de atendimento é de segunda a sexta das 07:30 as 16:30 e aos sábados a 07:00 ás 15:00.

Anúncios

Sobre franssa

24 anos, jornalista. Costuma escrever sobre esporte, nature e relacionamentos.

Publicado em 14/10/2014, em Meio Ambiente, Política, Ser Mais Humano e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Tive que ligar no 156 pra descobrir o endereço, mas creio que não custava dar a informação completa no texto da matéria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: