Contra a dengue, moradores de Garça (SP) trocam criadouros por álbuns de figurinha

dengue

O município de Garça (344 km de São Paulo) está incentivando os moradores a trocar criadouros de dengue por álbum de figurinhas. A intenção da prefeitura é de aumentar a conscientização das crianças em idade escolar e engajá-las na luta para retirar de circulação todo e qualquer recipiente que possa juntar água e se transformar num criadouro de larvas do mosquito. Para cada cinco recipientes recolhidos, as crianças podem trocar por um pacote de figurinhas.

O secretário de Saúde do município Ary Teachilles Junior, comemora o resultado do projeto que conseguiu em menos de um mês reduzir o índice de casos na cidade para praticamente zero. “Chegamos a ter 460 casos confirmados e mais de 400 notificações que não receberam confirmação, mas que foram tratados como casos positivos”, explica. A cidade possui pouco mais de 44 mil habitantes e, pelo número de casos, sofreu epidemia da doença este ano.

A prefeitura já recolheu 44 caminhões de materiais que estavam em quintais e terrenos pela cidade nas últimas semanas. O material foi entregue pelas crianças da cidade para conseguir trocar pelos álbuns de figurinhas da Prefeitura. “Recolhemos garrafas pets, sacolas plásticas, latinhas, caixas de leite longa vida e muitos outros materiais”, afirma Teachilles. O sucesso foi tão comemorado pelos agentes de saúde que uma nova edição do álbum já começou a ser pensada para o próximo ano. A prefeitura investiu R$ 26 mil para a confecção dos álbuns e das figurinhas. “Esse álbum foi o inverno antecipado que todos esperávamos”, disse o secretário, lembrando que com a queda na temperatura o mosquito não resiste e morre.

“Neste momento em que o município tem várias ocorrências de dengue é necessário um trabalho com as escolas, pois os alunos levam as informações sobre a prevenção para dentro de casa”, acredita a diretora da Vigilância Sanitária do município Edna Semensato.

As crianças que conseguem completar o álbum ou achar a figurinha premiada, conforme o regulamento do projeto, ganham prêmios. São aparelhos de TV, smartphones, tablets, bicicletas e muitos outros. Cinco crianças já foram premiadas com a iniciativa.

A troca das figurinhas também se dá com material reciclável, cada envelope traz cinco figurinhas que ao invés de personalidades conhecidas com jogadores de futebol e personagens de TV, estampam o rosto de pessoas da própria comunidade, gente que se destaca como contadores de história, artistas e atletas. Foram confeccionados 4 mil álbuns e 1 milhão de figurinhas.

texto: Wagner Carvalho

Anúncios

Sobre Gustavo Brossi

Fundador do projeto Save The Animals Include You, skatista, videomaker, autoditada e acredita na humanidade.

Publicado em 10/04/2015, em Meio Ambiente, Ser Mais Humano e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: