Pela primeira vez, cientistas conseguem registrar em vídeo a rara Baleia de Omura

040
Desconhecida durante anos, a baleia de Omura até hoje surpreende os cientistas e pesquisadores por conta de sua semelhança com as baleias-de-Bryde.

Com o nome científico de Balaenoptera omurai, ela é um mamífero cetáceo da família dos balenopterídeos, descoberta em novembro de 2003 por três cientistas japoneses Shiro Wada, Masayuki Oishi e Tadasu K. Yamada. Porém, a espécie nunca havia sido observada diretamente.

Porém, nas últimas semanas, a equipe liderada por Salvatore Cerchio, do New England Aquarium eWoods Hole Oceanographic Institution, nos EUA, conseguiu observar a espécie e registrá-la em vídeo, causando grande euforia no meio de pesquisa de biologia marinha.

É possível ver, no pouco registro realizado, um exemplar da baleia de Omura nadando no Oceano Índico, na região da ilha de Madagascar, sem se importar muito com a presença humana.

Agora, a equipe pretende capturar sinais emitidos pela baleia para se comunicar, através do estudo de suas vocalizações, além de analisar seu comportamento para descobrir características peculiares das populações da espécie.

“O pouco que sabíamos sobre estas baleias anteriormente, veio, principalmente, de oito espécimes de baleias de Omura encontradas pela caça científica japonesa nas ilhas Salomão e Keeling, além de alguns exemplares mortos encalhados no Japão”, disse Cerchio. “Esta é a primeira evidência definitiva e descrições detalhadas de baleias de Omura em estado selvagem, que faz este trabalho particularmente excitante”, completou.

 

Via <a href=http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/5518-pela-primeira-vez,-cientistas-conseguem-registrar-em-v%C3%ADdeo-a-rara-baleia-de-omura.html>Jornal Ciência</a>

Anúncios

Sobre Vitor Souza

tem 25 anos é formado em Engenharia Ambiental e Sanitária. @vitorhc_ E-mail Site Save no Facebook

Publicado em 15/11/2015, em Animais, Meio Ambiente e marcado como , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: